sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Controle de luz utilizando LDR

LDR 5mm
Algumas pessoas me escreveram perguntando sobre sensores de luz, e como poderia ser montado um dispositivo que acendesse uma lâmpada ao escurecer.

Esse é um circuito bem simples de montar, e que utiliza pouquíssimos componentes, entre eles, um componente barato e fácil de encontrar : o LDR (Light DependentResistor, ou Resistor Dependente de Luz), componente disponível no Kit Arduino Iniciante e que você encontra aqui no Baú da Eletrônica.
LDR 5mm
LDR, como o próprio nome diz, é um resistor cuja resistência varia em função da luminosidade que incide sobre ele, devido ao material fotossensível que cobre o componente.
Ao iluminarmos um LDR, a sua resistência apresenta valores muito baixos. Ao cortarmos a iluminação, a resistência sobe. Observe isso na prática, nas fotos abaixo, onde eu aplico luz ao LDR (imagem da esquerda), e a resistência medida é baixa, e na imagem da direita, cubro parcialmente o LDR e ocorre o aumento da resistência :
Comparativo LDR
Conhecendo os princípios básicos do componente, podemos montar um circuito onde, com incidência de luz, o led se apaga, e ao cobrirmos o LDR, o led se acende :
Circuito Arduino LDR Led
O programa para este circuito lê o valor da porta analógica (que deve estar na faixa de 0 a 1024), verificando se o valor é maior do que 800 (LDR encoberto) e consequentemente acendendo o led. Usei no meu circuito um resistor de 330 ohms para o led e de 10K para o LDR. Caso seu circuito não funcioneadequadamente ajuste esses valores



Podemos também controlar a luminosidade de um led, da mesma forma que mostramos no post Dimmer – Controlando um led através do potenciômetro, substituindo o potenciômetro pelo LDR, sem alterar o programa :
Circuito Arduino LDR Dimmer

Se necessário, ajuste os valores das resistências do led e do LDR, como no circuito anterior, e tenha agora um dimmer regulado por luz (ou pela falta dela).
Esse post é uma reprodução autorizada do original publicado no site Arduino e Cia.


0 comentários:
Enviar um comentário