terça-feira, 4 de agosto de 2015

Usp lançará nos próximos meses táxi sem motorista

- Por Enio Figueiredo -

O CARINA foi o primeiro veículo autônomo na América 
Latina a ser testado em ruas de uma cidade, 
e agora servirá como táxi sem motorista. [Imagem: Ag.Fapesp/Divulgação]


Segundo matéria divulgada no portal inovação tecnológica, a USP está desenvolvendo um projeto de táxi autônomo, ou seja, dentro do veículo estarão apenas os passageiros.
A princípio, o serviço estará disponível apenas no campus da universidade em são Carlos, em caráter de teste.

O coordenador do projeto, professor Denis Wolf, explica que basta o passageiro chamar o táxi através de um aplicativo para celular (em desenvolvimento). Ao entrar no carro ele deve, por comando de voz ou selecionando na tela touch screen, informar o destino e apenas aguardar a sua chegada.

Afim de evitar o inconveniente de uma navegação orientada por GPS, que seriam travamentos, perda da rota, imprecisão relativamente alta quanto a localização do veículo, a equipe preferiu a utilização de uma tecnologia diferente, os mapas contínuos, pois utilizam variadas formas de informações do ambiente. como guias e faixas de trânsito e outros tipos de sinalização horizontal, para a localização do veículo. Para ler a notícia na íntegra clique aqui.





fote:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=taxi-sem-motorista-comecara-rodar-usp&id=010170150804#.VcCtPvlViko
Foto por Ag. fapesp/Divulgação

0 comentários:
Enviar um comentário