terça-feira, 14 de abril de 2015

Como é feita a chave combinada





- Por Enio Figueiredo -

Além de ser usada como simbolo do Engenharia do Movimento a chave de boca é amplamente utilizada tanto quanto o é os parafusos de cabeça sextavada. De tão antiga sua invenção, e de outras ferramentas semelhantes, não se consegue sequer precisar sua origem.

Contudo, a chave combinada como a conhecemos hoje, passa por um processo de produção extenso e dispendioso, ao contrário do que possa parecer quando olhamos para uma. Este artigo tem o propósito de mostrar (vídeo) todas as etapas de sua fabricação.

Talvez a maior vantagem desta matéria é fazer com que as pessoas conheçam o processo e lembrem dele quando lhes forem ofertadas ferramentas de marcas desconhecidas e com custo muito abaixo em relação as demais (tradicionais). Ou seja, aqui vale a velha máxima, ninguém dá dinheiro a ninguém. Se o preço é muito baixo, são altas as chances de que o fabricante tenha ignorado alguma etapa de fabricação, e para este caso em específico, o comumente abandonado ou mal executado é a têmpera, tratamento que confere dureza e resistência mecânica à ferramenta. Propriedade fundamental para uma chave combinada. Assista ao vídeo.


YouTube


Foto por: YouTube

0 comentários:
Enviar um comentário