sexta-feira, 27 de março de 2015

O seu carro tem TPM?





- Por Enio Figueiredo -


Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas o risco de um esvaziamento repentino ou não, do pneu do carro, quando se está dirigindo em alta velocidade numa rodovia federal, existe.
Pode ser, por um buraco que causou empeno do lado interno da roda, falha da válvula de enchimento, choque com objeto perfurocortante e de muitas outras maneiras. 

Pensando nessas situações, que foi desenvolvido, já a alguns anos o TPM, do inglês, tire pressure monitoring, que em tradução livre, monitoramento de pressão do pneu. Além do mais importante que é a segurança, valores inadequados da pressão do ar nos pneus causarão prejuízos quanto a dirigibilidade do veículo, durabilidade dos pneus e também de aumento do consumo de combustível.

O que é TPM?

É basicamente um sistema que utiliza interação entre sensores nos pneus com a central do veículo. Há sensores diretos ou indiretos. Os primeiros, instalados nas válvulas de enchimentos informam a central o valor instantâneo da pressão, e caso esteja a um valor inferior a 20 %  da recomendada pelo fabricante, o motorista é alertado pelo painel de instrumentos. 

Já os indiretos, partem do pressuposto de que com menos pressão o diâmetro externo do pneu é menor, e portanto o pneu que tem menor pressão precisa de uma maior velocidade para compensar a diferença dimensional momentânea. Neste caso, sabendo a velocidade de cada pneu, através dos mesmos sensores do sistema ABS e/ou controle de estabilidade, o motorista também é avisado de qualquer irregularidade.

Nos EUA desde 2006 o TPM é um item obrigatório, na Europa desde 2012. Já infelizmente no nosso país, a vida não parece valer tanto assim...


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Fonte: http://www.vrum.com.br
Foto  por "Tire pressure gauge" by (U.S. Air Force photo by Airman Frank Snider) - USAF photo archive. Licensed under Public Domain via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Tire_pressure_gauge.jpg#/media/File:Tire_pressure_gauge.jpg



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