quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Como se forma a chuva de granizo ou saraiva




-Por Enio Figueiredo-

Recentemente ao voltar para casa do trabalho, enquanto na estrada, passamos por um moderada chuva de granizo. Foi daí que naturalmente surgiu a questão. Quais os elementos necessários para que este fenômeno acontecesse?


Conhecida também como saraivada, o granizo se dá pela seguinte sequência. Primeiro são formadas as  cumulonimbus, que são um tipo de nuvem criadas por elevada temperatura e umidade (nuvens escuras e densas). abrindo um parentese, por esse motivo em países frios praticamente não ocorre granizo, e nos polos nunca foi registrado.

E a principal característica desta nuvem é a presença de fortes correntes de ar ascendentes e verticais. Neste contexto, quando a água evaporada dos rios e lagos sobem, ao chegarem nas cumulonimbus, as gotículas são carregadas pelas correntes de ar até a parte mais alta da nuvem onde a temperatura pode chegar a incríveis - 40 ºC. 

Neste ponto elas se congelam, e por se tornarem mais pesadas, começa a descer ao longo da nuvem. Contudo, por ainda haver uma forte corrente de ar, a partícula agrega novas gotículas de água, na  base, e é projetada novamente para cima. Este ciclo é repetido até que por ter seu peso aumentado, a corrente se torna incapaz de elevar novamente o granizo e então ele cai no solo.

O vídeo abaixo, mostra exatamente o mesmo, mas de forma didática e ilustrada. Acompanhe.



Climatempo Meteorologia



*Conheça o curso Cálculo de rosca transportada divulgado pelo nosso portal.




Foto por:"Record hailstone Vivian, SD" por NWS Aberdeen, SD - http://www.crh.noaa.gov/images/abr/Vivian/Diameter.jpg. Licenciado sob Domínio público, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Record_hailstone_Vivian,_SD.jpg#mediaviewer/File:Record_hailstone_Vivian,_SD.jpg

0 comentários:
Enviar um comentário