quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Você sabe o que é e para que serve a tribologia?




- Por Enio Figueiredo-


O termo tribologia vem do grego tribo (esfregar, atritar) mais logos (estudo), portanto cientificamente a tribologia é a ciência que estuda a interação do movimento relativo entre superfícies.
Usando o mesmo conceito, mas o empregando para seres vivos, passa-se a chamar bio-tribologia.

Quando, na mecânica, falamos de atrito entre superfícies naturalmente a palavra que logo vem à mente é lubrificação e mais especificamente a lubrificação hidrodinâmica. A lubrificação hidrodinâmica é fundamental na tribologia. Consiste de um filme de óleo formado entre as superfícies metálicas em movimento. Este filme é que impede o contato metal metal, aumentando absurdamente a vida do equipamento.

Para que serve a tribologia?

Através da retirada de amostra de óleo, por exemplo de uma bomba ou redutor, é possível por análise laboratorial descobrir a forma, tamanho e quantidade das partículas metálicas contidas na amosta. E com esta informação, sem que seja necessário desmontar o equipamento, descobrir a condição real, com elevada precisão, das superfícies em movimento relativo do tal equipamento.

A partir do diagnóstico, elenca-se ações que possam ser tomadas para que a máquina analisada passe a trabalhar em condições mais adequadas. 

*Conheça a planilha Cálculo de filtro manga divulgada pelo nosso portal.



Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tribologia
Foto por "Steam engine lubrication" por Audriusa - Obra do próprio. Licenciado sob Domínio público, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Steam_engine_lubrication.jpg#mediaviewer/File:Steam_engine_lubrication.jpg


0 comentários:
Enviar um comentário