terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Se o microondas não aquece o prato, porque ele fica quente?



-Por Enio Figueiredo-

O microondas que você possui em sua residência trabalha com elevadíssima frequência de onda na casa de 2,5 Ghz. Frequências de ondas nesta faixa tem uma característica intrínseca bastante peculiar.
Que é a de fornecer considerável energia apenas para corpos com moléculas assimétricas. Por exemplo a água, óleo e açucares.

E são essas substâncias presentes no alimento que ao serem exitadas pelas ondas de radiação promovem o aquecimento da refeição. As vasilhas e pratos, de fato, não são aquecidos por ação do microondas. Se isso é verdade, então porque notamos que o prata está quente quando o retiramos do forno?

O que ocorre, é que o aquecimento do prato é causado devido a transferência de calor por condução que há a partir do corpo mais quente (alimento) para o corpo mais frio (prato).

* Conheça o curso Formação Empreendedora de Negócio divulgado pelo nosso portal.

Fonte: http://www.sofisica.com.br/
Foto por "Magnetron2" por HCRS Home Labor Page - http://www.hcrs.at. Licenciado sob CC BY-SA 2.0 at, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Magnetron2.jpg#mediaviewer/File:Magnetron2.jpg


1 comentários:
  1. Meu microondas aquece o prato quase ate trincar mas a comida fica fria

    ResponderEliminar