sábado, 31 de janeiro de 2015

Pastilhas de freio: Troque você mesmo e economize.




-Enio Figueiredo-

Um valor bastante genérico que um mecânico cobra para trocar as pastilhas de freio de um carro é R$ 70,00. Não é um valor alto tratando-se de manutenção de um automóvel, claro.
Mas o serviço é tão simples e rápido que qualquer um pode fazer na própria garagem lançando mão apenas de um macaco, uma chave de venda reta e uma chave combinada geralmente entre 12 a 14 mm, dependendo do modelo do carro.

Mas antes de descobrirmos como se faz a troca, segue algumas dicas do sistema de freio.
  • Óleo de freio não se deve completar. Se o nível está baixo, é porque a pastilha está gasta ou há vazamento de óleo.
  • Na maioria dos casos não vale a pena comprar as pastilhas originais, pois tem valor muito mais alto que não se traduz em superioridade técnica em relação a não original.
  • Não tratar a manutenção das pastilhas como algo supérfluo, pois se ficarem totalmente gastas, podem comprometer o disco de freio, componente muito mais carro.
O vídeo no qual mostraremos como é feita a troca, é de um Honda Civic ano 2005. As variação de carro para carro são simples. De forma que o vídeo tutorial serve de princípio geral para a realização do reparo. 






* Conheça o curso Manutenção descomplicada divulgado pelo nosso portal.




Foto por: "Disk brake dsc03682". Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Disk_brake_dsc03682.jpg#mediaviewer/File:Disk_brake_dsc03682.jpg
0 comentários:
Enviar um comentário