quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Motor "fumando" x Coloração da fumaça




-Por Enio Figueiredo-

Dizer, o carro está fumando é uma expressão muito conhecida entre mecânicos e donos de carros, em especial os mais antigos, o que não quer dizer que carros mais novos estão livres deste mal.
Neste artigo pretendemos explicar as causas deste defeito e interpretar brevemente as cores das fumaças expelidas pelo escamento quando o carro está "fumando".

O que significa carro fumando?


Dizer isto, equivale dizer que há queima de outra substância na câmara de combustão (região do cilindro do motor onde ocorre a explosão da mistura comprimida) diferente da mistura ar + combustível e na proporção correta. Os gases gerados por essa queima, são, juntamente com os demais gases, expulsos pelo escapamento. Via de regra, tais gases apresentam uma coloração branca, azul ou preta.

Porque substancias indesejadas adentram a câmara de combustão?


De maneira resumida, o papel das vedações como gaxetas, retentores, juntas e outros é de isolar câmaras, permitindo que substâncias (na maioria das vezes no estado líquido) trabalhem separadamente umas das outras. No nosso assunto em específico, quando a vedação falha, por qualquer motivo, como por exemplo devido a falta de manutenção preventiva substâncias como água e óleo adentram a câmara de combustão, e ao serem queimadas, temos o que chamamos de carro fumando. Especificação incorreta do óleo também pode acarretar efeitos semelhantes.

Interpretando as cores das fumaças


  • Fumaça branca: Com o motor frio é comum surgir na primeira vez que é ligado, no período da manha. Isto devido a umidade acumulada durante a noite nas paredes internas dos cilindros. É totalmente normal e nada precisa ser feito. Mas se a fumaça surgir com o motor já quente, sugere vazamento de água do radiador para dentro do cilindro, ou até mesmo do fluido do freio. Neste caso as vedações precisarão ser checadas.
  • Fumaça Preta: Causada normalmente por mistura rica de combustível. Ou seja, há mais partes de gasolina na mistura do que o correto. Neste caso os vilões podem ser, carburador, injeção eletrônica ou sonda Lambida.
  • Fumaça Azul: Esta sim é a mais temida de todas. Já que esta coloração é adquirida pela queima do óleo lubrificante do motor. E pode ter várias causas, com destaque para falha dos retentores das válvulas. Ela vem acompanhada por odor característico e alto consumo de óleo.
A boa notícia é que praticamente todos estes defeitos podem ser facilmente evitados com uma manutenção corretiva dentro das periodicidades estabelecidas pelo fabricante do veículo e dos fabricantes dos componentes utilizados.



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Foto por: "Exhaust pipe muffler" por Original uploader was Steevven1 at en.wikipedia - Originally from en.wikipedia; description page is/was here.. Licenciado sob CC BY 2.5, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Exhaust_pipe_muffler.JPG#mediaviewer/File:Exhaust_pipe_muffler.JPG


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