quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Brasileiros conseguem controlar a levitação acústica.




-Por Enio Figueiredo-

Fazer objetos levitarem utilizando o som não é novidade. Existem inúmeros aparelhos que consegue fazê-lo. A novidade fica por conta de que até então não se conseguia controlar, isto é, mover conforme se deseja o objeto em levitação.

Foi o que afirmou conseguir uma equipe de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo). Com publicação destacada na capa da revista Applied Phisics Letters, o dispositivo consegue fazer pairar no ar pequenas esferas de poliestireno (isopor), movê-las facilmente, não requerendo grande precisão na distância entre o emissor e anteparo côncavo, ao contrário dos aparelhos existentes.

Tem alguma aplicação interessante?

Muitas. Dentre elas a que merece destaque é a "manipulação" de produtos perigosos e/ou quimicamente instáveis. Podendo fazer isso sem tocá-los. Sem falar no transporte de peças em fábricas e linhas de montagem. E também, por exemplo, poderá abrir novo horizonte para os criadores de brinquedos e coisas do gênero.

Como funciona o aparelho?

O funcionamento é simple. Consiste basicamente de uma fonte emissora de ondas acústicas (alto falante) e um aparato côncavo. As ondas descendentes ao tocarem no aparato são arremetidas de volta para o alto falante, e quando elas estão a uma certa distância dele, novas ondas que acabaram de sair chocam-se com as primeiras que agora estão subindo. Isto produz ondas conhecidas como estacionárias. As ondas estacionarias tem o efeito de anular a força gravitacional, permitindo que o isopor levite, mas apenas se a pressão acústica criada pelas ondas estacionárias for forte o bastante.


* Conheça o Projeto de gerado Eólico divulgado pelo nosso portal.





Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=brasileiros-levitacao-acustica-controle&id=010170150113#.VMofL2jF9lI
Foto por:"Wave-i18n" por http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Wave.png. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Wave-i18n.png#mediaviewer/File:Wave-i18n.png
0 comentários:
Enviar um comentário