terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ajuste você mesmo a folga das válvulas do motor do seu carro.



-Por Enio Figueiredo-

Não me diga que nunca ajustou a folga das válvulas do motor do seu carro! É uma manutenção tão importante quanto simples, e você mesmo pode fazê-la na garagem de sua casa. Para isso, precisará apenas de:

  • 1 Chave combina de medida conforme o modelo do carro (geralmente 12 mm)
  • 1 Calibrador de folga
  • 1 Conjunto de soquete 
  • 1 Chave de fenda reta ou cruzada

Função das válvulas

Bem, as válvulas do motor do carro, cuja quantidade varia conforme o modelo do veículo, tem o papel de permir/bloquear a entrada da mistura ar + combustível (ciclo Otto) e liberar os gases oriundos da queima da mesma. Por isso, a primeira é chamada de válvula de admissão e a segunda de válvula de descarga.


Ciclo do motor - por Wikipédia
 (Four stroke cycle compression)

O Problema

Devido a construção da válvula, é natural que com o uso (abre e fecha) com alto fator de serviço, a folga no conjunto extrapole a folga de tolerância especificada pelo fabricante no manual do veículo. Imagine por exemplo, que quando o motor estiver a uma rotação de 3000 RPM cada tipo de válvula abrirá 1500 vezes por minuto!

Qual a importância deste ajuste?

Quando ocorre o descrito acima, e isto acontece normalmente após algumas dezenas de milhares de quilômetros rodados, muitas consequências desagradáveis certamente acontecerão. Como:
  • Ruído anormal
  • Marcha lenta irregular
  • Perda de potência
  • Aumento da emissão de poluentes
  • Considerável aumento no consumo de combustível

Ajustando as válvulas

Antes de mais nada, recomendamos que certifique se o motor do seu carro possui tuchos hidráulicos (motores modernos); Se o ajuste deve ser feito com o motor frio ou quente; Das folgas recomendadas pelo fabricante. Todas estas informações podem ser encontradas no manual do automóvel.

Ao invés de fazermos um lista dos passos para o ajuste, preferimos colocar um vídeo que mostra como é feito o serviço. O vídeo deve ser encarado como um procedimento genérico, pois obviamente de carro para carro as configurações construtivas do motor mudam. Assistam!


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Fotos por:"Cabeça de motor vista em corte Válvulas" por Own work - File:DOHC-Zylinderkopf-Schnitt.jpg by User:Stahlkocher. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cabe%C3%A7a_de_motor_vista_em_corte_V%C3%A1lvulas.JPG#mediaviewer/File:Cabe%C3%A7a_de_motor_vista_em_corte_V%C3%A1lvulas.JPG

"Four stroke cycle compression" por Created by Wapcaplet in Blender. - Uploaded by Frack. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Four_stroke_cycle_compression.jpg#mediaviewer/File:Four_stroke_cycle_compression.jpg


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