segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Por que o ventilador consegue nos refrescar?


-Por Enio Figueiredo-

Por que sentimos frescor quando usamos um ventilador, já que ele diferentemente dos condicionadores de ar, não diminuir a temperatura do ar, mas apenas produz uma corrente de ar forçada?
Isto é, por ação de força centrífuga, acelera uma massa de ar, movimentando a de um ponto a outro.

E pior, a rigor, ele aumenta a temperatura do ar, devido ao aquecimento do motor. Isso porque a corrente de ar projetada a frente, pelo movimento das hélices, é alimentada pelo ar que está estacionado na parte posterior do ventilador e ao passar pelo motor troca em alguma medida calor com ele.

Resposta

Sentimos uma sensação de frescor, primeiramente porque suamos. E o suor aquecido pela nossa pele, dissipa o calor recebido por ela ao se evaporar. Quando o suor “rouba” portando, assim, a temperatura do corpo, sentimos uma sensação refrescante. O que a corrente de ar forçada, que vem do ventilador faz, é acelerar essa evaporação do suor, ou seja, ela aumenta a taxa de evaporação. É por isso que sentimos o frescor.

Outra questão interessante é o posicionamento do ventilador. Sabemos que o ar quente por ser mais leve do que o frio fica próximo ao teto. Sendo assim um ventilador no solo soprando para cima lançará ar mais frio (diferença mínima) do que os de teto, os quais sopram o ar de cima para baixo.

A titulo de curiosidade, é sabido que cachorro não transpira, portanto ele não tira proveito algum do ventilador. 




Foto por Jennie Faber

4 comentários:
  1. Nada a ver , o ar quente do motor ser o propulsor para o resfriamento. E quando nos ventilamos com leques de mão? os leques não têm motor....
    outra besteira falar de cachorro. Meus gatos adoram deitar em frente o ventilador nos dias mais quentes....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ??? O seu comentário está mal formulado.

      Eliminar
    2. O texto fala que APESAR do motor esquentar o vento, mesmo assim o ar em contato com o suor causa a sensação de resfriamento assim como o leque.
      Gatos e cachorros gostam de ficar na frente de ventiladores pela sensação no tato, tipo balançar os pelinhos e tal, mas quanto à temperatura, não faz diferença.

      Eliminar
  2. De qualquer forma,se nos hidratarmos teremos esse mesmo frescor pois o calor que força a transpiração é o mesmo com ou sem ventilador.Quando caminhamos ou ficamos parados ao sol não há ventilação e suamos do mesmo jeito.O ridículo do ventilador é que,em uma massa gigantesca de ar quente(calor) imagine aí,300km de comprimento por 50km de largura por uns 200m de altura...15000km2 vezes os 200m de altura...Então, o fulano liga uma coisinha redonda de 25cm de diametro e quer refrescar o ambiente! Sem contar que o calor não vem diretamente do sol,ele sobe da superfície...quanto mais alto mais frio.Quanto mais baixo(próximo da terra) mais quente.Para refrescar teríamos que esfriar um pouco a terra?

    ResponderEliminar