quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Pare de danificar o motor do seu carro!




-Enio Figueiredo-

O óleo lubrificante tem o papel vital de diminuir drasticamente o desgaste por abrasão que há entre  as partes móveis do motor do carro. Como por exemplo, entre o pistão e a camisa, biela, bronzina e o virabrequim, came e válvulas, dentre outras.


Contudo, há uma realidade bastante negativa que não se pode evitar, mas se pode agravar, que é a ausência do óleo no momento da partida do motor. Isso acontece por que quando desligamos o motor, por ação da gravidade, boa parte do óleo volta para o cárter (parte mais baixa do motor). E ao ligarmos novamente, mesmo que por um tempo muito curto, até que a bomba possa enviar o fluxo para todas as partes móveis, o conjunto inevitavelmente funciona sem o lubrificante. 

A este respeito, o momento mais crítico que se observa, é no período da manhã, ao dar a partida pela primeira vez. Pelo fato de o óleo ter tido toda a noite para escoar ao cárter. 

Para um melhor entendimento sobre o sistema de lubrificação, o vídeo abaixo o mostra em funcionamento de forma bem didática.


YouTube

Para piorar a situação, alguns motoristas, achando que estão arrazando, mal o motor começa a funcionar, não se sabe exatamente para que, já estão acelerando o carro. Se você gosta de fazer isto, saiba que, agindo assim, mesmo que por poucos segundos, equivale a um desgaste que o motor sofreria por percorrer vários quilômetros.

Por isso, se deseja que a vida útil do seu motor seja a maior possível, espere um pouco antes de começar a acelerar, Obviamente isto deve ser somado a vários outros cuidados, como a utilização do lubrificante correto, periodicidade de troca etc.  






Foto por Matt
0 comentários:
Enviar um comentário