sábado, 20 de dezembro de 2014

Você sabe como é feito a fibra óptica?






-Por Enio Figueiredo-

Meio pelo qual a luz viaja através de sucessivas reflexões, de uma extremidade do condutor onde é lançada até a outra. A fibra óptica é mundialmente utilizada como meio de transmissão de dados com elevadíssimas velocidades.


Criada em 1952 pelo jovem físico indiano, 25 anos, Narinder Singh Kapany, que não se conformava com a teoria da época de que a luz só se propaga em linha reta, após um série de experimentos, Narinder cria a fibra óptica, elemento revolucionário para a telecomunicação.

Fibra ótica por BigRiz

Para se ter uma idéia da capacidade de transmissão de informação da fibra, uma par de fios, com diâmetro comparável a um fio de cabelo, é capaz de transmitir cerca de 2,5 milhões de chamadas telefônicas ao mesmo tempo. Se fossemos substituí-las por, por exemplo cobre, ele deveria ter um diâmetro de 6 metros.

Basicamente composta de vidro e alguns gases especiais a fibra óptica tem um processo de fabricação nada simples e portanto bastante caro. veja no detalhe como é feita.



YouTube



*Conheça sem compromisso o curso de automação industrial promovido pelo portal Engenharia do Movimento.


Referência:http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra_%C3%B3ptica
Foto da capa: "Loving Energy a joia" por AndreeGuittcis - Obra do próprio. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Loving_Energy_a_joia.jpg#mediaviewer/File:Loving_Energy_a_joia.jpg
"Fibreoptic" por BigRiz - First upload: (Sep 25 2004) en:Wikipedia. Licenciado sob CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fibreoptic.jpg#mediaviewer/File:Fibreoptic.jpg



0 comentários:
Enviar um comentário