sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Como funciona o código de barras e sua utilidade


















-Por Enio Figueiredo-


O código de barras nada mais é do que uma representação gráfica de um código numérico ou alfanumérico. A leitura ou decodificação é feita por um scanner, aquele aparelhinho nos caixas dos supermercados que emitem um "bip" quando um produto é passado.

Como é feita a leitura?

O leitor de códigos, emite um raio vermelho que percorre todas as barras do código. Quando a luz passa por um barra preta, é por ela absorvida, quando passa por uma branca, é refletida e captada pelo scanner. Esses dados capturados são enviados ao computador que faz sua interpretação os convertendo em números ou números e letras que podemos ler.

Recipiente de shampoo com código de  barras

Para que serve o código de barras?

Serve para identificar, rastrear e associar um determinado produto a sua rede de processos envolvidos na sua produção e suprimento. Isto porque cada produto tem um código exclusivo. Ou seja, é o seu DNA por assim dizer, sendo assim, através deste número é possível ao interessado, empresario, fabrica, distribuidora ou cliente ter acesso a informações de produção e logística de qualquer produto que o tenha.







Referências:http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_barras
Foto do leitor de código por: "Barcode-hand-scanner" por Rodrigo César - Obra do próprio. Licenciado sob Domínio público, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Barcode-hand-scanner.jpg#mediaviewer/File:Barcode-hand-scanner.jpg

0 comentários:
Enviar um comentário