segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Cálculo para "Rebaixamento de cabeçote"





-Por Enio Figueiredo-

Antes de mais nada é preciso dizer que o Engenharia do Movimento adverte que qualquer alteração no motor para aumento da potência, pode resultar em inúmeros defeitos ou falhas.

Haja vista, terem sindo os elementos e subsistemas que compõe o todo projetados para atuarem nas configurações, definidas pelos engenheiros, originais,sob as quais o projeto do veículo foi concebido.


Tendo dito isto, neste post, mostraremos como calcular a nova taxa de compressão, após diminuição da altura do volume morto ou câmara de combustão, vulgo rebaixamento de cabeçote. Sabendo que a taxa de compressão tem relação direta com a potência efetiva do motor. Para maiores detalhe sobre a TC acesse o link logo acima. Convém dizer também que este não é,absolutamente, o único meio, mas sem dúvida bastante usual.

Vamos ao exercício...

Descubra qual a nova taxa de compressão do motor após ter a altura (h) do volume morto diminuída ou rebaixada em 2,5 mm.
Dados do carro:

  • 6 cilindros
  • 2 válvulas cilindro
  • Diâmentro x curso do cilindro: 98,4 x 89,8mm
  • Taxa de compressão: 7:1
  • Potência: 140cv brutos a 4000 RPM
  • Torque máximo: 36 mkgf brutos a 2400 RPM
  • Câmbio: Manual de 4 marchas, tração traseira.

PASSO 1 - Encontrando o volume de apenas 1 cilindro

V = ((pi . D²)/4) x curso do cilindro
Onde:

V = Volume do cilindro em cm³
D = Diâmetro do cilindro

Calculando...

V = ((pi . D²)/4) x curso do cilindro
V = ((pi . 9,84² cm)/4) x 8,98 cm
V = 682,898 cm³

PASSO 2 - Encontrando o volume morto de 1 cilindro

v = V/(TC- 1)

Onde:

v = Volume morto em cm³
V = Volume de 1 cilindro em cm³
TC = Taxa de compressão

Calculando...

v = V/(TC- 1)
v = 682,898 cm³/(7 - 1)
v = 113,816 cm³

PASSO 3 - Descobrindo a altura (h) do volume morto

h = (4 . v)/(pi . D)

Onde:

h = Altura do volume morto em mm
v = Volume morto
D = Diâmetro do cilindro

Calculando .....


h = (4 . v)/(pi . D²)
h = (4 . 113,816 cm³)/(pi . 9,84² cm)

h = 1,4966 cm ou h = 14,966 mm

PASSO 4 - Calculando o volume morto após o rebaixamento de 2,5mm

v = ((pi . D²)/4) . h
v = ((pi . 9,84² cm)/4) . (1,4966 cm - 0,25 cm)
v = 94,79 cm³

PASSO 5 - Finalmente descobrindo a nova taxa de compressão após um rebaixamento de 2,5 mm.

TC = (V + v)/v
TC = (682,898 cm³ + 94,79 cm³)/94,79 cm³
TC = 8,204 : 1

Ou seja, ao longo do curso do pistão, o volume que estiver na câmara de combustão terá sido comprimido 8,2 vezes antes que ocorra a explosão.


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Foto por "Cylinderhead". Licenciado sob Domínio público, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cylinderhead.JPG#mediaviewer/File:Cylinderhead.JPG

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