sábado, 29 de novembro de 2014

Por que se diz milímetros de chuva? Entenda.


-Por Enio Figueiredo-

Você também coça a cabeça quando assiste o noticiário, na previsão do tempo, dizerem que, por exemplo, para amanhã está previsto chover 100 milímetros em determinada região?
Pois é, eu também coçava. Você está prestes a entender o motivo de se informar a quantidade de chuva em milímetros. Veja:

Primeiramente precisamos conhecer o pluviômetro, aparelho criado pelos Chineses a mais de 800 anos, utilizado para medir o volume das precipitações, conforme mostra a figura.

Pluviômetro Por Biblioteca de la Facultad de Derecho de Sevilla


No pluviômetro a graduação é feita em milímetros (daí dizer milímetros de chuva). Então, à medida que as águas da chuva preenchem o dispositivo, o indicador de nível informa o valor em milímetros. O pluviômetro é projetado de maneira que cada milimetro alcançado na escala, pela lamina d’água, equivale dizer que na região onde ele está instalado, choveu 1 litro de água em 1 m².

Agora quando a moça do tempo disser que está previsto 40 milímetros de chuva, você já sabe que espera-se que chova  40 litros de água por metro quadrado.

Talvez você não veja tanta importância neste tipo de informação, mas certamente são de grande relevância para agricultores, pessoas que moram em áreas de risco e também para a defesa civil. Segundo profissionais da área, chuvas acima de 10 mm em uma hora são extremamente perigosas, tendo elevado potencial de causarem desastres.






Foto por: Nono Fara

0 comentários:
Enviar um comentário