sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Como saber se há vazamento no microondas.


-Por Enio Figueiredo-

Já parou para pensar na potência energética gerada pelo aparelho de microondas para esquentar os alimentos? Concorda que é elevadíssima?
Uma vez que por exemplo, em poucos minutos é possível super aquecer uma refeição. Por isso, há sim motivos para preocupação, se essa energia toda fica apenas dentro do microondas enquanto está sendo usado. Especialmente para aqueles que tem criança em casa.

Medidor de radiação

Para detectar se há vazamento no seu forno existe um aparelho chamado medidor de radiação. Mas existe também um método extremamente fácil e qualquer um pode fazer, e o melhor, de graça. 

A faixa de frequência das ondas do microondas é a mesma dos nossos aparelhos de celular. Mas não se preocupe, por outras razões elas não são tão energéticas quanto as do forno. Passemos ao teste.
  1. Coloque o celular dentro do microondas.
  2. Faça uma chamada para o celular que está lá dentro.
  3. Se o celular sequer tocar, tenha certeza que a vedação da porta do microondas está danificada. Se não tocar, pode continuar utilizando o tranquilamente.

A logica é simples. Se as ondas eletromagnéticas do celular entram no microondas, obviamente as ondas do forno, que como já dito, são da mesma natureza podem sair.

Caso faça o teste e encontre vazamento, não se preocupe, o reparo é simples e barato.




Foto por Jeremy Hall

2 comentários:
  1. Tá de sacanagem? Radiação no micro-ondas? NENHUM APARELHO DOMÉSTICO É RADIOATIVO!!! AS "ondas" do "micro-ondas" são micro ondas de rádio em alta frequência, ou melhor, na mesma frequência da água.

    ResponderEliminar
  2. Na verdade não. O micro-onda opera em 2.4 Ghz, os celulares vão de 800 Mhz a 1900 Ghz.
    Para o teste de celular o melhor seria colocar ele dentro com o wifi ligado e tentar dar um ping. Se responder aí sim tem problemas de vedação.

    ResponderEliminar