domingo, 9 de novembro de 2014

Criado por russos material mais duro que diamante!



-Por Enio Figueiredo-

A substância sintetizada em laboratório pelos russos é um polímero chamado FULERITA. Formada por moléculas de fulereno, moléculas esféricas feitas completamente de carbono.


Por causa desta e de outras descobertas, criou-se uma nova categoria de dureza, a ultra dura. Enquanto o diamante, como encontrado na natureza, apresenta uma dureza que pode variar de 70 a 150 Gpa, a fulerita varia de 150 a 300 giga pascal.

Os fulerenos, também conhecidos como carbono 60 por possuírem 60 átomos de carbono, são arranjados em formato esférico, lembrando uma bola de futebol, e possuem ligações covalentes em todas as direções. Estrutura chamada pelos cientistas de matérias de polímero tridimensional.

Representação de fulereno

Aplicação

Como regra geral, tudo o que é mais duro desgasta o que e mais macio. Portanto, peças mecânicas que sofrem por exemplo, desgaste por abrasão o sofre porque outro material mais duro que ela, ou com aproximadamente a mesma dureza é friccionado contra elas sob elevada pressão, promovendo o desprendimento de material na superfície, causando assim danos naquelas peças. Foi apenas um simples exemplo de como matérias mais duros podem ser importantes para máquinas e equipamentos industriais.






Referencia

http://www.inovacaotecnologica.com.br/
Foto por Richie Rich
0 comentários:
Enviar um comentário