terça-feira, 11 de novembro de 2014

Como dimensionar gaxetas.



Gaxeta é um componente de máquina utilizada para realizar a vedação de fluidos. Podem ser de vários formatos ou materiais. No caso da bomba centrífuga, ela impede que o fluxo de água no caracol da bomba seja vertido para fora através do furo por onde passa o eixo. 

E ainda tem a função de refrigerar o eixo por deixar passar sobre este uma pequena quantidade do fluido a ser bombeado. A sua correta especificação e instalação é essencial para evitar super aquecimento, gastos desnecessários e adequada isolação das partes ou câmaras a serem vedadas.

Como determinar sua bitola? 

Este passo é extremamente simples. Basta obter a medida do diâmetro interno do alojamento onde as gaxetas trabalharão, vamos chamá-lo de “Da”. E ainda o diâmetro do eixo ou luva, quer seja o caso, “De”. Por fim aplicamos a formula:

Bit. = (Da – De) / 2

Determinando a quantidade a ser utilizada

Com a bitola conhecida, precisamos saber quantas gaxetas serão utilizadas. Para tal medimos a profundidade do alojamento e o dividimos pela bitola previamente encontrada.

Remoção das gaxetas usadas

A melhor maneira de retirar as gaxetas usadas é utilizando o saca gaxeta. Deve-se tomar bastante cuidado para não arranhar a superfície do eixo, caso não possua o saca gaxeta, e tente removê-las usando chave de fenda, vergalhões ou coisa parecida.

Instalação

Para a instalação consideramos o seguinte:
  •   Verificar se há algum sulco ou depressão no eixo.
  •  Cortar os cordões no comprimento do diâmetro do eixo. Como referência, podem ser utilizadas as gaxetas usadas. O corte deve ser feito em 45º.
  •  Em hipótese alguma deve-se bater na gaxeta com martelo para diminuir sua seção, como é costume de muitos.
  • Para 2 anéis as emendas as gaxetas devem ficar defasadas em 180º. Para 3 anéis, 120º, 4 anéis 90º e assim por diante. Lembrando que o primeiro anel deve ser posicionado de forma que a emenda do último aponte paro o chão, afim de facilitar o gotejamento.
  • A sobreposta deve ficar alinhada e ajustada de forma que o gotejamento seja de aproximadamente 30 gotas por minuto.








0 comentários:
Enviar um comentário