terça-feira, 9 de setembro de 2014

R$ 1.000.000.000.000, é o que o Brasil precisa para ter sistema de transporte decente, diz estudo.



-Por Enio Figueiredo-
                
Segundo estudo realizado pela CNT – Confederação  nacional dos transportes – para ter um sistema de transporte decente e que atenda a demanda nacional, o país precisa de executar nada menos que 2045 projetos que custarão R$ 987 bilhões.
O investimento seria para expansão, construção e modernização de hidrovias, rodovias,  ferrovias, aeroportos e terminais de cargas. O documento mostra também que incríveis 89,9% das rodovias federais são de pista simples e mão dupla.
               
Para, Bruno Batista, diretor executivo da CNT,  a atual infraestrutura não é suficiente às necessidades do Brasil. “Não temos quantitativo nem qualitativo. Grande parte da infraestrutura está obsoleta e, mais grave ainda, está saturada, não atende mais à demanda”.
             
 Bruno Batista, salienta, que dadas as proporções da necessidade, apenas recursos públicos não serão suficientes, requerendo portanto forte participação da iniciativa privada. Sabe-se ainda que, a estrutura de transportes tende a ficar cada vez mais deteriorada, uma vez que a demanda aumenta pelo crescimento populacional, e o pouco e sem qualidade que ainda resta, por ser deixado ao exmo, se deteriora a cada dia.


Referência:http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/brasil-precisa-de-r-1-trilhao-para-modernizar-transportes
Foto por Kevin Dooley

0 comentários:
Enviar um comentário