quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Qual a importância da octanagem da gasolina?



-Por Enio Figueiredo-

Octanagem ou índice de octano nada mais é do que um índice que mede a  resistência que o combustível (gasolina, álcool ou gás) oferece à detonação. É importante ressaltar que
octanagem não tem relação com a pureza da gasolina ou até mesmo com os aditivos.

Tipos mais comuns de gasolina

  • Tipo A: É a gasolina pura, ou seja, sem álcool, exatamente como sai da refinaria.
  • Tipo C: Gasolina misturada com álcool. No Brasil exite uma lei que proíbe a venda de gasolina tipo A. atualmente o teor de álcool na gasolina está limitado em 25%, mas já se fala em elevá-lo a 27,5%. Esses valores são motivados puramente por questões econômicas, posto que tecnicamente, para que não haja danos no motor, o percentual admissível é radicalmente menor.

Como é medida a Octanagem?

O valor é obtido diretamente pela proporção de dois elementos, o isoctano e o n-heptano. Por exemplo, numa gasolina de 87 octanas, dizemos que há 87% de isoctano e 13% de n-heptano.
Valores de octanagens das principais gasolinas (tipo C)
Comum = 87 octanas
Premium = 93 octanas
Podium = 95  octanas

Qual a importância da octanagem adequada?

Cada motor tem sua própria taxa de compressão. Resumidamente, a taxa de compressão é o número de vezes que a mistura ar combustível (ciclo Otto) é comprimida até que seja detonada na câmara de combustão, por ação da vela (leia mais aqui sobre taxa de compressão). Sabemos que os projetistas ao planejarem um motor levam em consideração a octanagem da gasolina que será nele utilizada. Isto é pensado para evitar a auto detonação, que causa um defeito popularmente conhecido como batida de pino.

O que é auto detonação?

É quando a octanagem da gasolina é insuficiente às solicitações de compressão e temperatura as quais ela será demanda durante o funcionamento do motor. Trocando em miúdos, a mistura é detonada antes que o pistão atinja o PMS (ponto morto superior), ponto mais elevado do curso do pistão. Quando isto ocorre, o motor poderá sofrer sérios danos.

Considerações finais


Se seu carro é popular, não tem muito com que se preocupar quanto a octanagem, mas se possui um carro de alto desempenho, certamente não poderá abastecê-lo com qualquer combustível, caso tenha dúvida leia o manual ou entre em contato com o fabricante.


Foto por bradleypjohnson

0 comentários:
Enviar um comentário