quinta-feira, 10 de julho de 2014

Controle de estabilidade será item obrigatório em carros europeus! E no Brasil?



-Por Enio Figueiredo-

Enquanto pagamos  pequenas fortunas em caixas com rodas, consideradas as mais inseguras do mundo. A partir de 31 de outubro deste ano, carros europeus deverão sair da fabrica com controle de estabilidade conhecido como ESP (Electronic Stability Program ou em tradução livre programa de estabilidade eletrônica).

Como funciona

O ESP é composto por vários sensores espalhados por todo o carro que enviam continuamente para a central eletrônica, dados de aceleração, deslocamento angular e outros. Quando o carro começa a sair de sua trajetória, por exemplo numa curva (e isto acontece tão rápido que mesmo o motorista não percebe) a central faz os cálculos para correção da trajetória e a executa por enviar comandos de frenagem para qualquer roda individualmente. Roda esta que, via de regra, está equipada com sistema de anti-travamento, o ABS.

A referência para ajuste da trajetória utilizada pela central é o eixo longitudinal do veículo. Além da  frenagem individual ou não das rodas, o controle de estabilidade pode devolver ao carro sua trajetória adequada até mesmo por reduzir a tração num determinado momento.

No Brasil

Se você quiser desfrutar deste recurso que não pode ser visto como qualquer outra coisa, senão, primeiro, como um item de segurança, terá que adquirir automóveis como por exemplo o Chevrolet Cruze ou carros deste nível. Carros que estão muito além do orçamento do pobre trabalhador brasileiro.



Referência:

http://bestcars.uol.com.br/tecprep/esp-1.htm
Foto por FaceMePLS

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