quinta-feira, 19 de junho de 2014

Você sabe o que é e a implicação da taxa de compressão?



-Por Enio Figueiredo-

Para entendermos bem o que é a TC (taxa de compressão) precisamos antes conhecer alguns conceitos básico que são:


Pmi (ponto morto inferior): a posição mais baixa que o pistão chega dentro do cilindro

           
Pms (ponto morto superior): a posição mais alta que o pistão chega dentro do cilindro

Vm (Volume morto):  Espaço restante existente acima da face superior o pistão quando ele está no Pms.

Com estes conceitos em mente, a TC nada mais é do que o número de vezes que a mistura é comprimida pelo pistão ao longo de seu curso dentro do cilindro.
Tomemos um exemplo. Imagine um cilindro que tenha um volume de 100mm³ e a altura do Vm de 10 mm. Qual a taxa de compressão?

Formula:
TC=(Vc + H)/H
TC=(100 + 10)/10
TC= 11

Onde:
TC= Taxa de compressão
Vc= Volume do cilindro
H= altura do volume morto

Taxa de compressão


Ou seja, a partir do Pmi até o Pms, a mistura foi comprimida 11 vezes. Quanto mais comprimida for a mistura, maior será a liberação de energia na explosão e por conseguinte maior potência será fornecida ao eixo virabrequim. 

“Envenenamento” de motor 

Uma das maneiras mais difundida de se envenenar o motor é aumentar a taxa de compressão. Isto pode ser feito através do rebaixamento do cabeçote. Ou seja, através de diminuir a altura do volume morto. Fazendo isso consegue-se maiores taxas de compressão.
Neste exemplo, dizemos que a taxa de compressão é 11:1.



Foto do motor por matchity

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