segunda-feira, 9 de junho de 2014

Sem querer pesquisador americano cria novo polímero!




-Por Enio Figueiredo-

Conforme matéria da BCC Brasil, um novo polímero (plástico) , foi descoberto acidentalmente quando o pesquisador americano, Jeanette Garcia, do centro de pesquisa da IBM em San Jose, nos Estados Unidos, esqueceu de adicionar um elemento para criar o thermose*, um tipo de polímero já conhecido.

Ao perceber o resultado de seu erro, a primeira coisa que Garcia fez foi pesquisar na literatura científica,  para saber se aquele composto já havia sido feito por outra pessoa. Para sua surpresa, já que trata-se de um material simples, era a primeira vez que aquele polímero havia sido criado. (ver foto)

Qual a grande vantagem?

A grande vantagem é que dos plásticos desta categoria, nenhum pode ser reciclado. Mas o da nova descoberta, basta adicionar ácido, para que ele seja dissolvido e retorne aos seus componentes originas, separadamente.

Isto implica em uma excelente notícia, a saber, todo material que for fabricado com este polímero, poderá ser facilmente reparado ou reciclado, obtendo assim grande economia e diminuindo o desperdício.

Quanto a suas propriedades

Ainda não se pesquisou o suficiente para saber quais são suas propriedades ou características. Mas quaisquer forem elas, será positivo, pois historicamente sabemos que sempre que um novo polímero é descoberto, abre-se caminho para o desenvolvimento de uma vasta gama de novos materiais.


*Utilizado em carros top de linha e aeronaves. Muitas vezes agregado à fibra de carbono.


Foto por  edans
Referencias:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140518_plastico_acidente_rb.shtml
0 comentários:
Enviar um comentário