quinta-feira, 12 de junho de 2014

O que exatamente é metal escovado?



-Por Enio Figueiredo-

Tenho certeza que você já se deparou com algum produto, especialmente de decoração ou eletrodoméstico, feito com metal escovado. E talvez não saiba o quão simples é o processo para obtenção de superfícies escovadas que conferem  bastante elegância e sofisticação aos produtos feitos com essa técnica.

Conhecendo o processo

Obtem-se a superfície escovada apenas por submeter a chapa metálica, que pode ser de aço com acabamento em níquel, alumío, inox e outros, a um processo de lixamento. Conforme a granulometria (tamanho dos grãos da lixa) tem-se linhas mais ou menos acentuadas. Existe superfícies escovadas de contornos aleatórios, mas o mais usual é deslocar a lixa em apenas uma direção e paralelamente ás arestadas  da chapa.

Qual a aplicação do metal escovado?

Nos eletrodomésticos ele está presente em geladeiras, microondas, liquidificadores, fornos, batedeiras e muitos outros. Nos objetos de decoração, o encontramos nos puxadores de portas, molduras de espelhos, porta retratos, torneiras, metais de banheiro etc.
Além da beleza e sofisticação as superfíce escovada tende a esconder pequenos arranhões e marcas de riscos.

Atenção!



Aço escovado não é aço inox! Aço inox é um tipo de aço e aço escovado é um tipo de acabamento que pode ser feito em qualquer aço. Portantor , por exemplo, uma geladeira em inox será razoavelmente mais cara do que outra do mesmo modelo em aço comum escovado. Emboram esteticamente são semelhantes.



Foto por kkmarais
0 comentários:
Enviar um comentário