terça-feira, 20 de maio de 2014

Turbina Eólica Móvel?




- Por Enio Figueiredo -

O que é BAT?

A BAT - Buoyant Airborne Turbine (Turbina flutuante transportada pelo ar) - é um novo conceito para produção de energia elétrica através da força do vento. Descubra como funciona e qual a sua proposta. Veja a foto

Como funciona?

A BAT é uma espécie de balão, bastante parecida a uma turbina de avião, que tem seu interior preenchido por gás hélio. Ao ser solta de sua base, o hélio por ser mais leve que o ar, a faz flutuar a uma altura que pode variar de 300 a 400 metros. No centro da turbina existe um gerador acoplado a uma hélice que ao ser rotacionada pelo vento transmite esta rotação ao gerador e este transforma a energia mecânica em elétrica. A eletricidade obtida neste processo é transmitida a base (caminhão no solo) e de lá distribuída ao consumidor.

Peculiaridades da BAT.

A turbina com cerca de 35 metros de diâmetro, conta com um sistema de monitoramento de condições meteorológicas. Isso permite com que ela se ajuste tanto na vertical quanto em rotação em torno de seu eixo, permitindo se posicionar otimizadamente ao melhor fluxo de vento. Fato que eleva sua eficiência em cerca de duas vezes mais em relação às torres fixas tradicionais.

Proposta

Seu objetivo principal não é substituir as torres convencionais. Mas levar energia a regiões carentes e/ou remotas. Ou ainda, substituir as energias ditas sujas (a base de combustível fóssil).



Referências:

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=turbina-eolica-flutuante&id=010115140520
Foto por Eduardo Batista
https://www.flickr.com/photos/dudubatista/349562371/sizes/m/in/photostream/
0 comentários:
Enviar um comentário